Publicada Quinta-feira, 22/12/2011

Magalhães alerta para possível greve na construção civil
Em pronunciamento o deputado Cícero Magalhães (PT), chamou atenção para a situação dos técnicos fazendários e dos trabalhadores da construção civil, categorias que atravessam impasses com os empregadores.

O encerramento do ano legislativo não foi apenas um dia de distribuição de felicitações na Assembléia Legislativa.

Lançada em novembro, a campanha salarial do SITRICOM – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, não avançou. A categoria ainda não aprovou a convenção coletiva de trabalho. De acordo com a direção do SITRICOM, o piso salarial oferecido pela classe patronal ficou abaixo do salário mínimo.

“Se não houver acordo para renovação, pode aguardar, em 2012 esses trabalhadores vão às ruas, cruzarão os braços, paralisarão obras. As negociações tem que se nortear pelo princípio do respeito por ambas as partes e não é isso que está acontecendo com os empresários do setor”, destacou Magalhães.

O parlamentar criticou o corte no salário dos técnicos fazendários e enalteceu a luta dos trabalhadores. Em greve desde 16 de novembro, a categoria tem como principal reivindicação o reconhecimento através de lei, de uma atividade que já realizam na prática: A constituição do crédito tributário no trânsito de mercadorias.

“Muitas categorias não terão um natal feliz. Os fazendários compõem uma delas. Aquilo que eles tinham pra comemorar foi retirado pelo governador Wilson Martins” lembrou o deputado.

Fonte: Ascom