Publicada Segunda-feira, 26/12/2011

Frei Serafim, Fripisa e Bandeira serão os principais pontos de integração
Na maioria dos casos, o passageiro terá três opções de parada para pegar o segundo ônibus

                0

O sistema de integração das linhas de ônibus em Teresina começa a funcionar no dia 2 de janeiro de 2011, e o usuário do transporte coletivo deve estar atento aos locais onde poderá ter acesso a linhas integradas. Serão 15 pontos de integração no total. Os principais serão a Avenida Frei Serafim, Praça do Fripisa e Praça da Bandeira.

Inicialmente, apenas 35 das 92 linhas de ônibus da cidade farão parte do sistema, o que corresponde a 35% do total.  A maioria das linhas poderá associar-se somente a outras duas linhas pré-determinadas, possibilitando 135 associações diferentes.

Na Avenida Frei Serafim, que será o ponto mais abrangente, o passageiro poderá pegar 82,2% das linhas integradas. Na Praça do Fripisa, o usuário terá acesso a 72,6% dessas linhas, e na Praça da Bandeira a convergência de linhas integradas chegará a 54,8%.

Outros doze locais também serão pontos de integração: Avenida José dos Santos e Silva, para onde convergirão 34,7% das linhas integradas, Avenida Maranhão (28,8%), Rua 24 de Janeiro (23,7%), Avenida João XXIII (19,25%), Balão do São Cristovão (7,4%), Tabuleta (6,6%), Praça João Luís (5,9%), Avenida Miguel Rosa (5,9%), Avenida Barão de Gurgueia (3,7%), Praça Saraiva (3,7%), Posto Fiscal da Santa Maria da Codipi (3%) e Avenida Nossa Senhora de Fátima (1,5%).

Na maior parte dos casos, o usuário terá três opções de parada para pegar o segundo ônibus. Quem pega o Stª Maria da Codipi-M. Verde/Frei Serafim e quiser pegar em seguida o Universidade, por exemplo, vai poder fazê-lo na Avenida Frei Serafim, na Praça do Fripisa ou na Praça da Bandeira.

Por outro lado, o usuário da linha integrada Santa Fé-Maranhão/Santo Antonio - Universidade só poderá embarcar no segundo ônibus na Avenida José dos Santos e Silva.

A partir do dia 2, a passagem vai ficar mais cara, passando a custar R$ 2,10. Dessa forma, ao se utilizar do sistema de integração, o passageiro vai pagar esse valor na primeira viagem e a metade da tarifa na segunda viagem.

 Fonte: Odia