Publicada Terça-feira, 10/01/2012

FMS alerta para cuidados no combate à dengue no período chuvoso
O início do período chuvoso em Teresina aumenta a preocupação com a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e alerta para a necessidade de promover ações de combate à dengue.

Pensando nisso, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) intensifica ações e orienta a população para um trabalho em conjunto de eliminação dos focos do mosquito.

Em 2011 foram registrados 5.931 casos de dengue em Teresina, sendo 22 com complicações, o que representa uma diminuição em relação ao ano anterior, no qual foram notificadas 40 complicações da doença. Também foi registrada uma diminuição de 19 casos em 2010 para 11 notificações de febre hemorrágica no ano passado. Para 2012, o Ministério da Saúde disponibiliza recursos na ordem de R$ R$ 963.231 para o desenvolvimento de ações de combate à doença em Teresina.

Para realizar o controle da doença e orientar a população para os cuidados que devem ser tomados, a FMS desenvolve, durante todo o ano, atividades de notificação, investigação e monitoramento dos casos de dengue, além de promover palestras e reuniões para dar informações sobre prevenção nos bairros que registram o maior índice de dengue, como Itararé, Santa Maria da Codipi, Mocambinho, Santo Antônio e Monte Castelo.

Fonte: portal AZ