Publicada Quarta-Feira, 06/06/2018
Governo reduz previsão para o salário mínimo de 2019

O governo reduziu a previsão de reajuste do salário mínimo para o ano que vem.

Diferente do que havia sido divulgado em abril, que era R$ 1.002, agora a estimativa é que o salário mínimo seja de R$ 998 em 2019.

O valor consta na nota técnica do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, divulgada pela Comissão Mista de Orçamento. Atualmente, o piso salarial está em R$ 954, ou seja, o aumento para o próximo ano será de R$ 44, se a estimativa se concretizar.

No país, 45 milhões de pessoas recebem seus vencimentos tendo como referência o salário mínimo. Com a redução do valor, o governo quer economizar R$ 1,21 bilhão no próximo ano.

Fórmula do reajuste

O reajuste leva em consideração o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes e a variação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do ano anterior.

Para o mínimo de 2019, portanto, a fórmula determina a soma do resultado do PIB de 2017 (alta de 1%) e o INPC de 2018. Como só será possível saber no início do ano que vem a variação do INPC de 2018, o governo usa uma previsão para propor o aumento.

Justificativa do governo para redução

A revisão na estimativa para o salário mínimo em 2019 ocorre porque o governo revisou de 3,8% para 3,3% sua previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2018 - que é utilizado como referência para correção do salário mínimo no ano que vem.

Fonte: Valoreconomico