Publicada Sexta-feira, 19/04/2024

Pesquisa DIEESE aponta aumento de reajustes acima da inflação em mais de 85% das negociações

O desempenho das negociações de março de 2024, registradas no Mediador até 9 de abril, apresenta muitas semelhanças com o observado nas duas datas-bases imediatamente anteriores, considerando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística (IBGE), como valor de referência da infl ação. As três primeiras datas- bases do ano registraram resultados acima da inflação em mais de 85% dos casos; iguais ao índice inflacionário em cerca de 10%; e inferiores ao INPC em percentuais abaixo de 5%, com menor incidência em janeiro (2,8%).

Um fator importante a influenciar o desempenho das negociações no começo de ano foi a valorização do salário mínimo em janeiro (6,97% sobre o valor vigente desde maio de 2023). Algo em torno de um quarto das negociações do primeiro trimestre registrou reajustes em percentuais entre 6,5% e 7,5%, resultando em ganhos reais que variaram entre 2,8% e 3,6% acima da infl ação.

Variação real média dos reajustes

A incorporação de novos resultados das datas-bases de janeiro e fevereiro, os valores reais médios correspondentes a esses meses sofreram leve redução: em janeiro caiu de 1,91% para 1,81%; e em fevereiro, de 1,63% para 1,57%, na comparação com o publicado no boletim anterior.

Reajuste necessário

Com a desaceleração da inflação, observada no último mês, o valor do reajuste necessário para as categorias com data-base em abril (e que utilizam o INPC como referência da variação dos preços) caiu de 3,86%, válido para as negociações de março, para 3,4%.

Reajustes parcelados

Apenas uma negociação de março (0,5% do total na data-base) fechou acordo de reajuste salarial com parcelamento. As demais definiram reajustes em uma única parcela.

Reajustes escalonados

O pagamento de reajustes diferenciados segundo faixas de salários ou por tamanho de empresas – o chamado escalonamento - foi observado em 10,4% dos acordos e convenções coletivas fi rmados em março, percentual significativamente inferior ao registrado em março de 2023.

Pisos salariais
Os valores dos pisos salariais são apresentados, a seguir, em dois indicadores:
1) valor médio, equivalente à soma dos valores de todos os pisos, dividida pelo número de pisos registrados;
2) valor mediano, correspondente ao valor abaixo do qual está a metade
dos pisos observados. A vantagem da apresentação do valor mediano é que ele sofre menos influência dos valores extremos da série, indicando melhor a distribuição dos pisos.

Nesse começo de 2024, o valor médio dos 1.842 pisos salariais analisados foi de R$1.611,98; e o valor mediano, de R$ 1.500,00.

Na comparação entre os setores, o maior valor médio pertence aos serviços
(1.650,14); e o maior valor mediano, ao setor rural (R$ 1.620,90). Já os menores valores são da indústria (valor médio de R$ 1.541,10 e mediano de R$ 1.469,24).

Fonte: DIEESE