Publicada Quinta-feira, 14/05/2009
Campanha Salarial 09
Comerciários lançam campanha salarial: salário digno e vida decente
Com um “arrastão” pelas principais ruas do centro comercial de Teresina, o Sindicato dos Comerciários lança, nesta sexta-feira (15), a campanha salarial 2009 da categoria, que tem data-base em 1º de junho.

A minuta contendo as propostas da categoria para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2009/2010 foi entregue aos sindicatos patronais e à superintendente regional do trabalho no Piauí.

“Salário digno e vida decente”, slogam da campanha salarial deste ano, são o foco das propostas apresentadas ao setor patronal. A categoria comerciária entende que somente com um salário justo, suficiente para suprir as necessidades básicas de suas famílias, os trabalhadores terão uma vida decente.

Além do salário digno, a categoria entende que cidadania é ter acesso à educação, saúde, segurança, o que não vem acontecendo. Quase a totalidade da categoria não tem auxílio-educação e nem plano de saúde e são vítimas constantes de assaltos nas lojas e no trajeto do trabalho para casa. A jornada justa de trabalho é um dos pontos principais da negociação, pois a categoria tem sido massacrada com a abertura das lojas após o horário normal de expediente, inclusive aos sábados, sem o pagamento de horas extras.